O Banco Africano de Desenvolvimento e a Microsoft assinam um Memorando de Entendimento

08/07/2008
Share |

O Banco Africano de Desenvolvimento e a Microsoft assinam um Memorando de Entendimento

A parceria visa alargar o acesso às tecnologias de informação e comunicação 

Tunes, Tunisia – 8 de Julho de 2008 – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Microsoft assinaram hoje um acordo sobre o aumento do acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em benefício dos africanos.

O objectivo desta nova parceria é o de reduzir a disparidade digital que existe em África, particularmente entre as sub-regiões, entre os países, bem como entre os centros urbanos e rurais.

O acto da assinatura foi presidido pelo Vice-Presidente do BAD, Joseph Eichenberger e o Presidente da Microsoft em África, Cheick Modibo Diarra, na sede temporária do BAD em Tunes.

De acordo com Eichenberger, "esta parceria visa combinar o conhecimento e as melhores práticas das duas organizações, que associada ao desenvolvimento das políticas públicas dos governos africanos, contribuirá para a concretização dos objectivos de desenvolvimento."

A cooperação entre o BAD e a Microsoft irá promover a utilização de tecnologias que favorecem a gestão governamental eletrónica, o desenvolvimento das capacidades institucionais em TIC, o desenvolvimento das competências em negócios, a educação e a aprendisagem via internet, o desenvolvimento das competências em TIC e o aumento do acesso às tecnologias.

A comunidade internacional, incluindo Governos, Organizações Internacionais, Bancos Multilaterais e Organizações Não-Governamentais, estão, cada vez mais, a utilizar a perícia do Sector Privado, bem como os seus recursos para acelerar o desenvolvimento no continente africano.

O BAD encontra-se na vanguarda deste desenvolvimento, ao colocar a parceria público-privada no centro da sua estratégia, que inclui a luta contra a pobreza e a melhoria das condições de vida no continente africano.

"A nossa meta comum é a de identificar onde TIC pode ser aplicada de forma inovadora, de modo a apoiar os objectivos de desenvolvimento – alargando a escala e o impacto das soluções tecnológicas com vistas a transformar a educação, a acelerar inovações locais e a aumentar as possibilidades de emprego e outras oportunidades", disse Diarra.

"Microsoft está orgulhosa de se ter associado ao Banco Africano de Desenvolvimento, bem como aos Governos africanos, às Agências do Sistema das Nações Unidas e a outras organizações internacionais, a fim de partilhar os nossos recursos tecnológicos, as nossas soluções e os nossos conhecimentos para que os beneficiários possam enfrentar os grandes desafios da atualidade."

Sobre o Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é a primeira instituição financeira de desenvolvimento do continente africano. O BAD tem como missão lutar contra a pobreza, melhorar as condições de vida dos africanos e mobilizar recursos para o desenvolvimento económico e social dos seus Países Membros Regionais (PMR).

O principal objectivo do Grupo do Banco é o de promover o crescimento sustentado para a redução da pobreza através do financiamento de projectos e programas de desenvolvimento, por meio de empréstimos, investimentos e assistência técnica aos PMR.

About Microsoft

Founded in 1975, Microsoft (Nasdaq "MSFT") is the worldwide leader in software, services and solutions that help people and businesses realise their full potential.