O Banco Africano de Desenvolvimento e a Microsoft assinam um Memorando de Entendimento

08/07/2008
Share |

O Banco Africano de Desenvolvimento e a Microsoft assinam um Memorando de Entendimento

A parceria visa alargar o acesso às tecnologias de informação e comunicação 

Tunes, Tunisia – 8 de Julho de 2008 – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Microsoft assinaram hoje um acordo sobre o aumento do acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em benefício dos africanos.

O objectivo desta nova parceria é o de reduzir a disparidade digital que existe em África, particularmente entre as sub-regiões, entre os países, bem como entre os centros urbanos e rurais.

O acto da assinatura foi presidido pelo Vice-Presidente do BAD, Joseph Eichenberger e o Presidente da Microsoft em África, Cheick Modibo Diarra, na sede temporária do BAD em Tunes.

De acordo com Eichenberger, "esta parceria visa combinar o conhecimento e as melhores práticas das duas organizações, que associada ao desenvolvimento das políticas públicas dos governos africanos, contribuirá para a concretização dos objectivos de desenvolvimento."

A cooperação entre o BAD e a Microsoft irá promover a utilização de tecnologias que favorecem a gestão governamental eletrónica, o desenvolvimento das capacidades institucionais em TIC, o desenvolvimento das competências em negócios, a educação e a aprendisagem via internet, o desenvolvimento das competências em TIC e o aumento do acesso às tecnologias.

A comunidade internacional, incluindo Governos, Organizações Internacionais, Bancos Multilaterais e Organizações Não-Governamentais, estão, cada vez mais, a utilizar a perícia do Sector Privado, bem como os seus recursos para acelerar o desenvolvimento no continente africano.

O BAD encontra-se na vanguarda deste desenvolvimento, ao colocar a parceria público-privada no centro da sua estratégia, que inclui a luta contra a pobreza e a melhoria das condições de vida no continente africano.

"A nossa meta comum é a de identificar onde TIC pode ser aplicada de forma inovadora, de modo a apoiar os objectivos de desenvolvimento – alargando a escala e o impacto das soluções tecnológicas com vistas a transformar a educação, a acelerar inovações locais e a aumentar as possibilidades de emprego e outras oportunidades", disse Diarra.

"Microsoft está orgulhosa de se ter associado ao Banco Africano de Desenvolvimento, bem como aos Governos africanos, às Agências do Sistema das Nações Unidas e a outras organizações internacionais, a fim de partilhar os nossos recursos tecnológicos, as nossas soluções e os nossos conhecimentos para que os beneficiários possam enfrentar os grandes desafios da atualidade."

Sobre o Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é a primeira instituição financeira de desenvolvimento do continente africano. O BAD tem como missão lutar contra a pobreza, melhorar as condições de vida dos africanos e mobilizar recursos para o desenvolvimento económico e social dos seus Países Membros Regionais (PMR).

O principal objectivo do Grupo do Banco é o de promover o crescimento sustentado para a redução da pobreza através do financiamento de projectos e programas de desenvolvimento, por meio de empréstimos, investimentos e assistência técnica aos PMR.

About Microsoft

Founded in 1975, Microsoft (Nasdaq "MSFT") is the worldwide leader in software, services and solutions that help people and businesses realise their full potential.


You are currently offline. Some pages or content may fail to load.